quarta-feira, agosto 01, 2001

Bishounen

Por Kyn Sunset Suu

BishounenWeiss Kreuz. Primeira coisa que vem na cabeça? Aya e seus brinquinhos, ou os inúmeros Fanfics entre Ken e Aya, Omi e Yohji...
Yuyu-Hakushô não fica atrás com os inúmeros mal dizeres shounen-ai que envolvem Kurama e Hiei. Por quê? Já pararam para pensar nisso?

Primeira resposta básica: "Eles tem cara de menina".
Sim. Todos os homens em anime/mangá que sejam considerados bonitos têm cara de menina. São os conhecidos bishounen (a palavra significa literalmente "garoto bonito", e não garoto bissexual como todo mundo imagina! bishoujo para as meninas!).

Mas a grande questão é: "Por que homem em mangá e anime, quando é bonito tem cara de menina e é (literalmente falando) afeminado?"

Antes de responder, gostaria de deixar claro que a cultura japonesa é muito diferente da nossa, muito mesmo!

Agora eu vou responder: Porque no Japão, quando o homem é bonito, ele tem cara de menina. É símbolo! O "feminino" para o japonês é muito importante e muito cultivado, símbolo de pureza, sensualidade e inocência. Tanto rock-stars dos j-pop e j-rocks, como garotos normais na escola, na faculdade e no primário, se empenham em ficarem tão bonitos quanto as garotas.

"Mas tia Kyn, não é meio 'estranho' esse comportamento?" você me pergunta desconfiado. Não! Não por lá. O japão é uma terra muito diferente, cheia de culturas diferentes da nossa, por exemplo, beijar na boca aqui no Brasil é a coisa mais comum do mundo, no entanto, não podemos falar de sexo! No japão, você pode falar de sexo e até comprar revista para pedófilos (sim sim!) mas se alguém se beijar na rua, é o maior insulto do mundo! O máximo que os namorados podem fazer é andar de mãos dadas. Entretando, tanto lá como cá tem os famosos "tabus", mas lá, sexo, homossexualismo, pedofilismo e muitos ismos são normais... mas eles são muito discretos, ao menos aparentemente!

Eu nunca estive no Japão, mas já vi muitas fotos e filmes, realmente, androgenia é ponto forte por lá, e parece mesmo estar ditando moda! (quem lembrou de Marlyn Manson ganhou um doce de cereja!) O mundo inteiro parece estar influenciado pela androgenia, e pode apostar que essa moda teve início no Japão, o país da lei da diferença e dos homens com cara de menina!

Então, da próxima vez que você olhar para Kurama, Aya, Shun, Yukito, Subaru, Kamui (Clamp sempre liderando!), Hotohori, Mamoru, Quatre, etc etc... lembre-se que nem sempre o fato do personagem ser afeminado quer dizer que ele é homossexual ou bissexual, mas sim, que ele está lá em cima nos padrões de beleza. Um signo da linguagem japonesa usado para a beleza. Certamente, muitas meninas (e meninos) cairiam no chão se vissem o Duo Maxwell ao vivo! ^_^ (Se você for pesquisar, na Grécia antiga as coisas eram IGUAIS!).

Agora... por que as meninas brasileiras babam em cima deles... é outro assunto, e fica pra próxima! ^__________^

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home