sexta-feira, agosto 10, 2001

Ultima Online

Por Razor

Minha história com o Ultima, inicia-se em um final de tarde, de uma quinta-feira de Dezembro, ano de 2000. Eu havia acabado de comprar este jogo, que tanto havia sido comentado pelo meu amigo Kovero, do meu clã IRA, já falido, de Quake. Ele havia comentado sobre a existência do Ultima há uns tempos, e cada vez que eu perguntava a respeito dele, mais ia me surpreendendo.

O Ultima, ao meu ver, é o maior e melhor jogo já inventado na história da humanidade. Por quê? Simples! Melhor que The Sims, no Ultima Online, você não fica apenas dentro de casa, decorando, comprando móveis novos ou algo do gênero. Nele, você é colocado em um mundo, e tem de aprender a se virar, com ou sem ajuda. Só há uma pequena diferença entre os dois, que acaba por parecer meio "incômoda" em alguns casos: O Ultima (como o próprio diz), só pode ser jogado Online. Exatamente... Mas não pense que basta apenas comprar o jogo, entrar na Internet e já sair jogando... Você primeiro tem de encontrar um servidor para jogar, senão, de nada irá adiantar. Os servidores dos EUA, normalmente cobram a taxa de U$ 9,00 na sua conta telefônica, para que você tenha o privilégio de jogar com mais de 2500 jogadores conectados...

Desapontado? Bem, para sua sorte, você mora no Brasil (terra da pirataria, lembra bastante a cidade de Buccanner's Den - cidade dos assassinos do jogo). Os servidores nacionais, costumam ser gratuitos (quer dizer, acho que todos são... Que tipo de idiota abriria um servidor, e ainda cobraria para que os outros pudessem jogar? Bem, somos pobres, mas não somos burros!).

1-) Pronto, comprei o jogo, arranjei um servidor, criei uma conta nele... e agora?

Bem, primeiramente você deve criar o seu personagem. Ele pode ser tanto homem como mulher (os hermafroditas irão ficar desapontados, enfim...) e eles irão começar com traços básicos, como roupas simples, estilos de cabelo, barba e pele diferentes, que você pode incrementar.

No Ultima, você tem de arranjar uma profissão, caso queira ter certos luxos, como por exemplo... Um belo dia você pode estar cansado de andar com os mesmos farrapos, então acaba decidindo comprar uma roupa nova. Ou então, seu personagem ainda possui muito pouca destreza, tende a cansar-se facilmente... Você pode comprar um belo de um cavalo! Ou então, está entediado de tanto perambular pelas ruas das cidades, sem ter o que fazer. E você pode acabar decidindo juntar um dinheiro para comprar uma casa! Ou um barco, quem sabe... Para explorar o mundo através dos mares de Britannia. E não estamos falando de apenas uma ilha. Segundo um relatório da OSI (Origin Systems Interactive - empresa que desenvolveu o Ultima), se você pegar desde o início do mapa do mundo, e descê-lo andando, você chegará ao final dele após 10 horas! Exatamente, é muito chão para se andar!

2-) Interessante... Mas veja bem, quero ter todos estes luxos... Mas como fica o meu estômago?

Esqueci de mencionar que no Ultima, você também possui a necessidade de alimentação. Você pode comprar comida em vendedores NPC's (Non Player Characters, ou jogadores controlados pelo computador), ou simplesmente, ir atrás de animais selvagens, caçá-los, após matá-los, extrair o alimento com algum material cortante (espadas, adagas etc), e depois utilizar alguma adaga para extrair um pouco de madeira de uma árvore... E pronto, uma fogueira instantânea! Agora basta cozinhar! Simples e prático!

É claro, não posso esquecer de mencionar o fato, de que este animal possa estar localizado fora da proteção dos guardas da cidade (a mensagem sempre aparece no canto esquerdo inferior da tela, fique atento), e quando você menos notar, depara-se com um PK (Player Killer, ou assassino vil e covarde, como desejar), identificado pelo apelido escrito na cor vermelha, e destruir o seu sonho, roubar todos os bens que se encontrarem no seu corpo , etc.

Por isso, vale a pena lembrar, que há sempre um banco em cada cidade, e que você pode acessá-lo de qualquer parte do mundo. Recomendo que você guarde sempre seus bens de maior valor neste lugar, pois senão, pode acabar morrendo e perdendo sua fé neste jogo... E caso você ainda seja muito fraco para caçar qualquer animal, você pode muito bem pescar! Os peixes que acabarem sobrando, você pode vender e ainda lucrar alguns GP's (Gold Pieces - moeda corrente do Ultima Online).

3-) Tudo bem, e como eu irei conseguir tudo isto?

Você começa com poucas moedas, poucos objetos, poucos pontos em habilidades... E fraco de dar dó! Mas não se preocupe, a profissão que você escolher irá salvá-lo desta sina!

No Ultima, você pode possuir milhares de tipos de profissões diferentes. Pode ser lenhador, mineiro, carpinteiro, artesão, escultor, costureiro, músico, ferreiro, pescador, cozinheiro, mercenário, ladrão, assassino, etc... Enfim, você pode ser aquilo que bem entender. E também, pode muito bem, combinar profissões.

Por exemplo, você pode ser um lenhador, mas que adoraria fazer móveis, objetos domésticos, armas de madeira, etc... Você pode ser carpinteiro, neste caso! Ou alguém que adora armas (depois eu as menciono), mas não passa de um mero mineiro, pode ser um ferreiro! E não criar apenas armas, como também armaduras! E até objetos para decoração.

E caso suas habilidades (skills) sejam muito baixas para que você consiga realizar esta atividade, não fique alarmado. Você pode começar do início, treinar por uns tempos até atingir o nível desejado, ou simplesmente, trocar algumas palavras (e moedas) com um vendedor NPC (relativo à profissão que você deseja), e pedir para que ele lhe ensine tudo que sabe. Sua vida irá se basear nesta profissão no início. Fraco demais para encarar um mundo tão imenso, você terá de ficar trabalhando, até aumentar todos os seus atributos (força, destreza e inteligência), até 100 (nível máximo permitido na maioria dos servidores).

4-) Finalmente! Estou forte, tenho bastante dinheiro, bastantes pontos em uma determinada profissão, uma bela de uma casa e muitos outros bens. Já atingi o fundo do poço?

Não! Sua vida no Ultima está apenas começando. O jogo acaba por ficar mais interessante depois que você cumpre todas as "necessidades básicas" de newbie (jogador iniciante). Agora que estás forte, e cheio de confiança, você pode sair por aí retalhando monstros (ou jogadores, depende da sua personalidade... E sua força, é claro).

Após criar ou comprar uma bela armadura, e uma bela arma de combate, você irá encarar, inicialmente, os monstros mais patéticos do jogo (como esqueletos, zumbis, homens-lagarto, etc). E uma habilidade que acaba por ser fundamental neste jogo, e que jamais pode ficar de lado, é a famosa Magery (meio óbvia, mas ainda assim, é a skill utilizada pelos magos).

5-) Ah, mas eu não gosto de soltar magias, o meu negócio é pegar uma espada ignorante e sair matando, pilhando e destruindo!

Veja bem, Magery não serve apenas para destruir os inimigos. Ela serve para muitas coisas, por exemplo, se você estiver visitando uma cidade que fica a milhas da sua casa, e que você não gosta de ir todos os dias até lá, a pé, você pode simplesmente comprar um livro de magias, os pergaminhos Mark (marcar o local) e Recall (para regressar a ele), em uma runa, e uma Blank Rune.

É claro, Magery também possui magias violentas como o famoso Flame Strike (Kal Vas Flam), que todos temem. Pode também summonear elementos, demônios, animais. Até alimentos, se desejar. Este é o básico de Magery no Ultima, deixo o resto para você descobrir.

6-) Já matei os monstros mais patéticos, arranjei um grupo de amigos que sempre matam dragões, demônios, gárgulas e vários outros monstros violentos. Mas eles são muito fáceis de matar, já estou perdendo a vontade de jogar Ultima.

Calma lá meu amigo, caso os monstros sejam muito ridículos para você, que tal desafiar um outro jogador, em um duelo mortal? Você pode ser um assassino procurado, viver escondido, fugindo de tudo e todos, matando aqueles que se intrometem em seu caminho. Com um título de fama cruel.

Esqueci de mencionar que no Ultima, conforme suas ações em relação aos monstros e jogadores são realizadas, seu "título" de jogador pode ser modificado. Desde Glorious (título máximo para jogadores bons) até Dread (título máximo para os assassinos impiedosos), literalmente você será um ser renegado pela sociedade.

Mas quem adora uma boa batalha, pode encontrar (ou até mesmo ser, como a maioria é), APK (Anti Player Killers). Sim, estes são seus "guardas", que trabalham fora das cidades. Sempre que houver um PK para atazanar a sua vida, eles estarão sempre dispostos a lhe ajudar. Mas, dependendo do caso (e do sujeito), eles podem muito bem ajudar o PK a te destruir e depois se matarem. É triste, mas é real (isso me lembra o Brasil).

Falando nisso, devo mencionar, que caso você adore batalhas, mas sempre se sente sozinho, sem um time para poder contar (em casos de vingança, caso alguém o mate), você pode entrar para uma guilda. As guildas mais fortes são invencíveis em combate, agem em tempo sincronizado, com funções específicas para cada jogador (como por exemplo, enquanto uns atacam com arcos, outros soltam magias, outros curam etc).

Mas caso você seja um cidadão pacífico, que odeia violência, e seu único desejo é enriquecer, ir atrás de aventuras, você pode ser um cartógrafo, decifrar mapas de tesouros espalhados pelo mundo afora, comprar um navio, reunir todos os amigos e partir em alto mar, atrás de novos acontecimentos. E caso as limitações do jogo tenham chegado "ao fundo do poço", ao seu ver, você pode inventar! Há tantas idéias interessantes que podem ser realizadas no Ultima, casamentos, festas, bailes, banquetes. Pode ser feita uma prisão (além da existente do Ultima), e colocar os presidiários para trabalhar, até pagarem suas dívidas. Enfim, esta é apenas uma introdução básica ao fantástico mundo de Ultima Online.

7-) E caso eu tenha alguma dúvida no meio do jogo, a quem devo recorrer?

Todo shard (servidor) possui um grupo de jogadores especializados, com alguns anos de experiência. Eles estarão "sempre dispostos" a resolver os seus problemas. Contanto que, não seja em relação a problemas financeiros ou algo do gênero, pois estes caras são muito pão-duros. A hierarquia é dividida da seguinte forma: Administrador, GM, Counselour. Estes são "cargos" básicos para o staff (time) do servidor.

Bem, agora que você já sabe como as coisas funcionam neste sistema, acredito que você tenha sentido, no mínimo, a vontade de experimentar esta aventura. E caso prossiga em frente, desejo-lhe boa sorte meu amigo! Pois irá precisar!

ALGUNS SHARDS

http://www.dmnshard.com.br
http://www.myt.com.br

IMAGENS

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home