terça-feira, janeiro 14, 2003

O Aprendiz de Morte - Discworld

"ONDE ESTAVA A CÉLULA PRIMORDIAL, LÁ ESTAVA EU. ONDE O HOMEM ESTÁ, ESTOU EU. QUANDO O ÚLTIMO SER VIVO SE ARRASTAR SOB O BRILHO DE ESTRELAS GELADAS, LÁ ESTAREI."

Morte vem para todos, isto é certo, mas Mortimer não esperava que, quando viesse para ele, fosse para lhe oferecer um emprego. Isto pode soar estranho, mas se levarmos em conta de que estamos falando sobre O Morte, cuja esfera de atuação é o nenhum pouco esférico Discworld, nada é estranho. Esta é a deixa inicial de O Aprendiz de Morte, o quarto romance da série Discworld de Terry Pratchett, publicada no Brasil pela Conrad Editora.

Mortimer, ou simplesmente Mort, como é conhecido, é um jovem filho de fazendeiro, de boas intenções, mas um tanto sonhador. Como Mort não possui nenhuma afinidade com o trabalho na fazenda, aliás, ele não possui nenhuma afinidade com qualquer outro tipo de trabalho que se possa imaginar, o pai dele decide levá-lo a uma Feira de Empregos para tentar arranjar uma vaga como aprendiz de qualquer coisa. No entanto, ninguém parece querer aceitar Mort, mas o garoto insiste em ficar até o fim da feira, disposto a conseguir um emprego. Eis que ao toque da meia-noite, o Morte surge cavalgando em seu infernal cavalo Pituco (?) e faz a Mort uma proposta irrecusável.

Ser aprendiz do Morte não era o que Mortimer tinha em mente, mas não lhe pareceu má idéia. Afinal, trata-se um emprego estável e que pode lhe render uma carreira promissora. Morte é um bom mestre e o trabalho não parece ser muito árduo. Mas na primeira vez em que Mort é encarregado de realizar o serviço sozinho, ele aprende da pior maneira que compaixão é algo que não se pode ter neste emprego.

O menino deveria ir "buscar" a Princesa Keli, mas, chegando em seu palácio, ao invés de atingi-la com a Foice, e romper seu "cordão da vida", ele acaba golpeando o assassino que iria matá-la. Isso faz com que haja um rompimento no tempo/espaço e a realidade acaba se dividindo em duas: uma onde a princesa está viva e outra onde ela está morta como deveria ser.

Mort agora tem que dar um jeito de colocar a realidade nos eixos novamente antes que seu mestre Morte, que tirou um período de folga para aprender um pouco mais sobre a humanidade, retorne e descubra o que aconteceu.

Apesar de ser o quarto livro da série Discworld, O Aprendiz de Morte é o livro ideal para quem quiser se introduzir no universo fantástico criado por Terry Pratchett. E não é por acaso, pois este é sem nenhuma dúvida o melhor livro da série publicado até agora no Brasil.

Já virou até redundância comentar sobre o humor de Pratchett, mas neste livro além de irônico e sarcástico, ele também é inesperadamente melancólico e triste. E também, assim como já vinha demonstrando no livro anterior, Pratchett não mais se limita apenas a fazer uma paródia de fantasia e começa a trazer o mundo fantástico, embora de uma forma estranha, mais próximo de nossa realidade, abordando situações e apresentando personagens com conflitos, um tanto bizarros, mas mesmo assim, semelhantes aos nossos. Isso fica muito evidente nas partes em que o Morte está tentando entender o sentido da vida (???), que por sinal, são as melhores passagens do livro.

Um defeito deste livro esta justamente no título, pois O Aprendiz de Morte ficou um pouco estranho. Creio que teria sido melhor deixar o título original, Mort. Pelo menos não ficou tão feio quanto o livro anterior, cujo título em inglês é Equal Rites e foi adaptado para Direitos Iguais Rituais Iguais numa forma de tentar "traduzir" o trocadilho fonético original. Mas fora estes pequenos detalhes, a Conrad está fazendo um belo trabalho na edição dos livros de Discworld.

O próximo volume da série é Sourcery, que traz novamente o nosso já conhecido Rincewind como protagonista. Mas se assim como eu, seu personagem favorito de Discworld é mesmo o Morte, não se preocupe, pois ele voltará a ter grande destaque em outros romances da série, como em Reaper Man. Mas de qualquer forma, independente das vontades de Pratchett, Morte é, e sempre será, a personagem principal.

DADOS TÉCNICOS

O Aprendiz de Morte
Terry Pratchett
Editora Conrad
253 páginas
Compre Aqui


SÉRIE DISCWORLD

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home