sábado, outubro 08, 2005

Don Drácula - Humor com uma Pitada de Horror

Por Razor

Caramba, faz tempo que eu não publico nenhuma matéria por aqui não é verdade pessoal? Bom, sabe como é, né? Namorada, faculdade, emprego, amigos, sono, preguiça, luxúria... Êpa, já tô entrando nos 7 pecados capitais, melhor mudar o assunto... Erm, pois muito bem. A última publicação feita por mim aqui na MEDI foi sobre o game Princess Maker II, que é muito bom por sinal! No entanto, faz um bom tempo que eu não jogo isso, minha mente estava mais voltada para o Ragnarök (putz, já mencionei que eu comecei a escrever um artigo a respeito e arquivei no esquecimento? Preciso tirar o pó e acabar o que foi iniciado).
Bom, agora pulando um pouco esta “breve” introdução, vamos ao que realmente interessa - pois afinal de contas foi por isto que você clicou neste link, não é verdade?

Bom, a geração de 90 provavelmente não vai se lembrar deste clássico dos animes japoneses (ihh tô ficando velho. Cadê a minha bengala e a minha dentadura, hein meu filho?) O nome deste titã da animação é Don Dracula! Um anime diferenciado que combinava humor com horror, suspense, drama e romance ao mesmo tempo. O mais incrível disto tudo é que a série foi composta somente por 8 episódios, e apesar disto, ainda é lembrada por muitos nos dias de hoje. Vamos ligar o túnel do tempo e voltar um pouco na história (pronto, semana que vem já vou receber uma intimação do Vídeo Show por causa da utilização indevida de direitos autorais).

DON DRÁCULA

Quem vem a ser este personagem com a face azulada que mais aparenta ser o pai do Gonzo dos Muppets Babies do que um vampiro em si? Pombas, é o famoso Don Dracula (inspirado na obra literária de Bram Stroker, 1897)! Este anime foi basicamente desenvolvido com características extraídas desta fábula, mas é claro, que com algum senso de originalidade e muito humor. A história se inicia quando o nosso amigo Don Dracula e sua filha Sangria decidem mudar-se da Transilvânia (levando a casa junto, por sinal), por causa do extenso número de caçadores de vampiros, e tornam-se refugiados na cidade de Tóquio, localizada no Japão.

Sangria é o tipo de garota que possui somente o desejo de levar uma vida normal (ao contrário do seu pai que vive se metendo em encrencas). Fiel a lenda de que os vampiros não podem ver a luz do sol, ela estuda em um colégio noturno e vive pegando no pé de seu pai, para que ele não fique mordendo os pescoços de garotas indefesas à noite (toda vez que ela fica nervosa, o seu cabelo fica todo espetado, parecendo a noiva do Frankenstein).

Para quem conhece a história original, lembra-se muito bem que para todo dracula, há sempre um criado fiel (normalmente chamado Igor). E é por este mesmo motivo, que o criador enfatizou este princípio, dando origem ao tradicional Igor, sendo o leal lacaio de Don Dracula, que possui como tarefas primordiais tomar conta da casa e dos caixões de seus mestres, assim como expulsar prováveis invasores. Também não podemos esquecer de mencionar o fato de que ele é corcunda, usa um tapa olho e vive se queixando de tudo.

Sempre há pelo menos um vilão para cada história. Neste caso, a situação não é nem um pouco diferente, e podemos contar com a presença do famoso Dr. Van Helsing, da Holanda, que é conhecido internacionalmente devido às suas extraordinárias habilidades como caçador de vampiros. No geral, é um sujeito feio, baixinho e asqueroso que possui como o seu maior defeito, a desvantagem de sofrer ataques crônicos de hérnia quando fica muito agitado. Por causa desta doença ele ficou anêmico (portanto, com ódio de todos aqueles que bebem sangue), e tornou-se um caçador de vampiros As armas utilizadas são meros clichês do universo dos vampiros, tais como estacas, crucifixos e dentes de alho.

Outros três personagens que fazem parte do time, são o morcego Yasu, que trabalha como o narrador da história (e possui uma participação durante a série, interagindo com pelo menos um dos personagens), o agente policial que vivia dando tiros para todos os lados (igual àqueles barões do petróleo que moram no Texas), e o amigo de escola da vampirinha Sangria (que poderia eventualmente ter se tornado o seu namorado com o desenrolar da série).

Sendo um anime japonês, não poderíamos deixar de mencionar o fato de que normalmente há sempre um tarado de plantão que compõe a equipe dos personagens. Bom, neste caso, é o próprio Don Dracula! Com esta personalidade de vampiro "safadão", o seu principal objetivo é perseguir moças jovens e bonitas para morder os seus pescoços e beber todo o seu sangue (que são indicadas pelo o seu próprio cabelo). No entanto, ele aparenta ser o vampiro mais azarado do mundo neste segmento, pois ao invés de conquistar o coração de garotas esbeltas, ele acaba por ter de lidar sempre com problemas 'de rotina' (seja por causa de caçadores intrusos ou até mesmo em razão de mulheres inconvenientes, tais como Blonda).

Blonda nada mais é do que uma mulher de aparência nada atraente para o exigente vampiro. Ela é gorducha, desajeitada e vive o perseguindo durante os episódios, implorando para que ele a morda no pescoço, e que assim possam ficar juntos para sempre. Em um dos episódios, descobrimos que ela era a garota mais bonita da classe quando era mais jovem, mas em virtude de uma decepção amorosa, ela entrou em uma dieta intensiva de massas e ganhou alguns quilos a mais.

FICHA TÉCNICA

Don Dracula foi criado por Osamu Tezuka, conhecido por muitos como o "Deus do Mangá". Ele foi uma figura importante no mundo dos animes, pois foi o inovador que deu origem a aparência de personagens com olhos grandes e cabelos arrepiados. Só para se ter uma idéia, 2 de seus principais animes foram A Princesa e o Cavaleiro e Astroboy (deixando de lado Kimba - O Leão Branco, que recentemente é transmitido através do canal Boomerang de TV a cabo). Creio eu que provavelmente, Astroboy deu origem ao famoso personagem de games conhecido como Mega-Man. Recentemente ele ganhou um espaço na programação da TV aberta brasileira, e aparentemente teve uma boa aceitação por parte da nova geração de fãs. Agora, no caso de A Princesa e o Cavaleiro, bom, este já é um anime que está há muito tempo esquecido, e ficará guardado na memória daqueles que tiveram a oportunidade de assisti-lo enquanto era transmitido na TV nacional.

Oras, mas se este anime prometia tanto, por que raios foi cancelado?! Bem, infelizmente o projeto que possuía a premissa de desenvolver pelo menos 26 episódios antes de ser concluído, teve de ser cancelado por volta do 8º em virtude da abertura de falência por parte dos anunciantes. Bom, como toda boa e velha moeda, há sempre os seus dois lados, e estes devem sempre ser levados em consideração. Portanto, em virtude do fato da série ter ficado incompleta, a extinta rede Manchete de TV pôde comprar os direitos de exibição dela por um preço bastante acessível, o que nos possibilitou a felicidade de poder conhecê-la e assisti-la.

Don Dracula foi produzido pela empresa Jin Productions, e publicado oficialmente no Japão no ano de 1982. Já no Brasil, foi em meados de 1986, onde foi dublado pela eterna Tele-Cine.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Guias de Episódios:

1) O caçador chegou
2) Cuidado com o vampiro
3) O gigante que vendeu sua alma
4) A aliança dos monstros
5) O vampiro vai a escola
6) O caçador e as feras
7) A grande Trapaça
8) O alho, a cruz e o dentista

Curiosidades:

- Don Dracula é um vampiro que ao contrário dos tradicionais, consegue ver o seu reflexo em um espelho;
- Visualmente é notável o fato de que o nosso herói já foi alvo de muitos caçadores, pois ele anda pra lá e pra cá com uma estaca enfiada no peito;
- Outro aspecto que não foi mencionado, foi em relação a origem do 'sangue gelado', que é utilizado como alimento quando não há vítimas nas proximidades.

Multimídia:

Tema de abertura;
Vídeo de apresentação (4,9mb);
Vídeo de encerramento (4,5mb).

Comunidades no Orkut:

Don Dracula e Don Dracula (Brasil).

Locais para comprar os Episódios:

Mercado Livre: http://www.mercadolivre.com.br
Arremate: http://www.arremate.com
Shopping Sogo Plaza: Bairro da Liberdade / SP.

Download de Episódios:

Vou ser sincero com todos, já procurei estes episódios pela rede inteira e não encontrei foi nada. No entanto, aparentemente esta série também foi de certa forma popular na Itália e na Espanha. Portanto, também existe a possibilidade de encontrar episódios dublados em outros idiomas (o que para muitos pode até servir de consolo). PS. Talvez você encontre algum material disponível nas comunidades do Orkut... Portanto, fique ligado(a)!

CONCLUSÃO E AGRADECIMENTOS


Phew, juro que pensei que ia levar alguns meses até terminar esta matéria, mas felizmente deu tudo certo. Bom, pelo menos desta vez acho que não vou ter que ouvir esporros de fãs indignados com os meus comentários em relação ao anime (ehr, isto fica por conta da Mangazona... hehehe). Meu objetivo aqui foi tentar juntar o máximo de material relativo a este anime para trazer algumas recordações para os antigos fãs da série, e para talvez até fazer com que as pessoas que não tiveram a oportunidade de assisti-la um dia, pudessem ao menos saber de sua existência.
Hmmm... Sei que esta matéria ficou de certa forma extensa e eu agradeço de coração a sua paciência por tê-la acompanhado até o final. Obrigado!
PS. Desculpe-me por não divulgar os resumos dos episódios, mas tenho certeza de que você encontrará estas informações em pelo menos 1 dos sites que estão sendo mencionados logo abaixo).

Don Dracula Home Page (obrigado pelas curiosidades e pelos dados sobre o criador, me ajudaram muito!).
Memory Chips (obrigado pelo guia de episódios!).
Séries de TV (obrigado pelas informações técnicas da série!).
Tezuka Osamu World (thanks a lot for the information about the series' creator, and the images that I've used on this article!).

Ah, e eu não poderia me esquecer de agradecer também as comunidades e outras páginas que divulgam a série, os sites que funcionam como um elo entre compradores e vendedores de produtos, os fãs que disponibilizam materiais de áudio e vídeo relativos ao anime etc... E também, o Cadu que sempre edita as minhas matérias, o Galford que vive fazendo os reviews de tudo o que eu publico.

Enfim, obrigado por tudo meus amigos e amigas, espero que tenham desfrutado do conteúdo desta matéria (e do site da MEDI em geral). Abraços a todos, espero terminar em breve aquele artigo do Ragnarök para que todos possam avaliá-lo também. Até!

7 Comments:

At 12:03 AM, Blogger Daniel Braga said...

Cara...assim como Don Drácula, também havia Pirata do espaço e Patrulha estelar, pelo menos esses eu me lembro q passavam na manchete e saiu em vídeo, se eu não me engano, pela everest. Mas vai atrás pra ver se acha...
Muito bom o blog assim como as matérias, abraços!!!

 
At 2:22 PM, Blogger Razor NetOut said...

Nossa, os desenhos que passavam naqueles tempos eram muito bons, não é verdade? Estes que você mencionou, eu até me lembro de nome. Mas não me recordo muito do contexto.. O Don Dracula foi marcante para mim por causa das cenas de terror. Eu morria de medo.. hahaha... Abraços e muito obrigado pelos elogios e pelo comentário!

 
At 9:38 PM, Blogger Bill Raio Beta said...

Pra quem não se lembra,a mãe de Sangria é sim mencionada.No cap.8,Sangria diz que sua mãe estava doente e morreu,o que leva a crer que talvez ela tenha sido humana.Alias,no mangá,existe uma moça de nome Carmella,que infelizmente não teve chance de aparecer,mas existe a chance dela ser a mãe de Sangria

 
At 12:11 AM, Blogger Razor NetOut said...

Depois de ler o seu comentário, fiz questão de comprar o DVD só para assistir a este capítulo. De fato, a mãe da Sangria é mencionada. A correção já foi feita, obrigado pela observação.
A única coisa que eu não aprovei foi o seu 'para quem não se lembra'. Se for criticar uma matéria escrita por alguém em uma próxima ocasião, fale diretamente ao autor. Afinal de contas, há uma enorme diferença entre 'você' e 'vocês'. Obrigado mais uma vez.

 
At 5:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi galera, achei dois episódios no link abaixo, quem quiser relembrar...
http://amigosdohomerblog.blogspot.com/2008/01/baixar-don-dracula-1979-dublado.html

 
At 12:58 AM, Blogger Leonardo M Monteiro said...

pessoal, segue a relacao de episodios para download, qualidade DVD, dublado em portugues:

01 - O caçador chegou = http://www.megaupload.com/?d=M0FBM2AC
02 - Cuidado com o Vampiro = http://www.megaupload.com/?d=2FAJ04G8
03 - O gigante que vendeu sua alma = http://www.megaupload.com/?d=G6VORFBZ
04 - A aliança dos monstros = http://www.megaupload.com/?d=N8IPF1C5
05 - O vampiro vai a escola = http://www.megaupload.com/?d=GU6R86P3
06 - O vampiro e as feras = http://www.megaupload.com/?d=B8A3XJC8
07 - A grande trapaça = http://www.megaupload.com/?d=AJZ4BJ1O
08 - O alho, a cruz e o dentista = http://www.megaupload.com/?d=WATG1FNC

 
At 12:11 AM, Blogger Razor NetOut said...

Obrigado pela relação de episódios, Leonardo! Qualquer hora eu falo com o administrador do blog e atualizo a matéria com os links, atribuindo é claro os seus devidos créditos ;)

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home