sexta-feira, novembro 11, 2005

5 x Infinitus

Por Miyasa (Publicado originalmente em 10/07/2001)

Como muita gente nova por aí anda desvalorizando o quadrinho europeu dos anos dourados - por ignorancia ou falta de oportunidade para conhecer as obras - este nobre Maluco lhes apresentará uma das várias obras primas do antigo mundo,

"O que aconteceria a um planeta cujos habitantes começassem todos de repente a apresentar sintomas de desvios mentais? Que seria de tal planeta, da noite para o dia transformado em imenso manicomio?" Ou "O que aconteceria se alguém conseguisse dominar o mundo dos nossos sonhos?" É o que os Cinco por Infinitus acabam descobrindo no espaço. Formado por Alfa, Antares, Libra, Argo e Tauros, o grupo é liderado por Infinitus, o último sobrevivente de uma espécie de inteligencia superior. Sua missão é simples: Explorar o universo em busca de novas formas de vida.

Durante sua longa jornada, enfrentam diversos perigos e contratempos, inimigos sobrenaturais, monstros de outras dimensões e mulheres fatais.

A obra é composta por 20 histórias curtas com 22 páginas, em média, sempre trazendo novas aventuras e descobertas do grupo de exploradores. O trabalho, muito bem ilustrado, traz um universo que somente o talento do artista Estéban Maroto - vencedor do premio de melhor autor em quadrinhos pela 'Academy of Comic-Books Arts' - poderia trazer à realidade. Monstros, planetas selvagens, planetas avançados, caos, dimensões paralelas, vampirismo, vilões lunáticos e poderosos, inteligencia artificial, mulheres sensuais - e mortais.

Este cenário confuso e insólito proporciona aventuras além da imaginação e torna as histórias em uma arte singular e marcante - e por vezes, assustadora.

Ao contrario de Star Trek - a quem pode ser comparado -, Cinco por Infinitus se passa completamente em planetas desconhecidos, sendo raro encontrar os heróis em sua nave mãe.

Apesar da simplicidade do roteiro e das aventuras, Cinco por Infinitus oferece uma boa leitura, fora dos padrões do quadrinho convencional. A arte de Estebán Maroto é surpreendente, e apesar de se passarem tres decadas, sua técnica e beleza perdura e encanta os olhos do leitor.

Toda a série foi publicada no Brasil em 1969 pela saudosa EBAL em 19 edições e, um ano mais tarde, relançado em um album encadernado em dois volumes. O final supreendente e inusitado dá à obra um toque especial de descompromisso. Recomendadíssimo, se você o encontrar em algum sebo.

3 Comments:

At 4:43 PM, Anonymous Anônimo said...

eu LI 5 por infinitus e eu dorei!!!
ACHEI NA BIBLIOTECA DA MINHA ESCOLA A MUITOS ANOS ATRÁS!!! RSRSRS!!! E REALMENTE MUITO A FRENTE DO SEU TEMPO!!!!

 
At 12:11 AM, Blogger Rita Marques said...

Meu avô me deu a coleção completa qdo eu era adolescente. Maravilhosa !! Não tenho mais nenhum exemplar. Onde comprar ?

 
At 9:20 PM, Blogger Walter Ice said...

Baixe até o número 9 no site da ebal:
guiaebal.com/cincoporinfinitus.html

Tem gente vendendo a 50,00 cada ou 250,00 a coleção completa em sites de leilões, Mercado Livre etc...

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home