segunda-feira, novembro 07, 2005

Esquadrão Relâmpago Changeman

Por: Galford

Na década de 80, o pessoal que curtia Spectroman, Ultraman e Ultraseven estava órfão de live action já que há tempos não pintava novidade na telinha. Mas nossas preces foram atendidas por algo diferente, live action estilo super sentai, onde há espécies de "regrinhas", como um grupo de 5 heróis cada qual com sua cor e veículo que juntos transformam-se num robô gigante que serve para derrotar monstros também gigantes.


Batizado de Changeman (Dengeki Sentai Changeman no original), a série marcou época no Brasil ao lado de Jaspion, causando uma espécie de boom e fazendo a saudosa Manchete investir pesado nesse filão, trazendo coisas como Cibercops, Jiraya, Lionman entre outras. Até a Globo entrou no meio comprando algumas tosquices.

Mesmo longe da tv há muito tempo, o pessoal que cresceu vendo Changeman não esconde o quanto se divertia assistindo a série e que também sentem muitas saudades. Em eventos de anime/manga, quando rolam pequenas exibições em telões, logo se cria uma rodinha de gente pra assistir e alguns chegam até a se emocionar. Quem foi à Animecon esse ano deve ter notado quanto sucesso fez o cosplay de Jaspion.

OS HERÓIS

Changeman
O Sargento Ibuki treina arduamente o Grupo de Defesa da Terra quando eles são atacados pelos temíveis soldados Hiddlers. Sentido o perigo se aproximando, a Terra emana a poderosa Força Terrena que concede a esse grupo de 5 jovens os poderes de criaturas mitológicas. Agora basta eles gritarem "vamos change" (de acordo com sua criatura) para se transformarem no poderoso Esquadrão Relâmpago Changeman.

Change Dragon (Tsurugi Hiryuu): O change vermelho era o líder do grupo e ex-jogador de beisebol, fato esse que o fazia guardar uma amargura após ferir um jogador através do seu arremesso especial, que também serviu para derrotar um dos inimigos na série.

Change Griffin (Hayate Shou): O change preto era o mulherengo do grupo, dava em cima das minas do grupo e até das cientistas da base, e tinha todo um estilo de bad boy sempre vestido de preto e usando uma jaqueta de couro (naquele tempo nem existia o Pitbicha, antes que alguém pergunte!).

Change Pegasus (Oozora Yuuma): O change azul era o lado cômico e comilão do grupo, ele cantava mal pra burro, tanto que isso até foi usado para ajudar a destruir um dos monstros. Sofreu muito quando seu cavalo se sacrificou ao carregar uma bomba em direção ao inimigo.

Change Mermaid (Nagisa Sayaka): A Change branca, além ser bela e meiga, sempre gostava de usar mini saias para alegria dos jovens fãs tarados. Também era a cabeça do grupo, graças ao seu lado sentimental conseguiu fazer o Príncipe Alado Ícaro descobrir que os vilões do planeta eram Bazoo e cia, e não os Changeman.

Phoenix (Tsubasa Mai): A change rosa, era invocada, não gostava de levar desaforo pra casa. Também era bem fashion.

OS VILÕES

Changeman
Senhor Bazoo: Comandante do grupo Gozma, cujo objetivo era invadir e destruir planetas. Azulado e sem braços ou pernas, se revelou perto do final da série ser apenas uma projeção holográfica que escondia sua real forma, um planeta vivo.

Comandante Giluke: O mais tosco dos vilões, vindo da estrela Girath, tentou trair Bazoo, mas foi morto e virou um fantasma. Retornou com a ajuda da Aura Energética de Nana, tornando assim o Super Giluke, e depois um monstro espacial.

Vice-Comandante Buba: O mais legal dos vilões. Tinha um visual meio inspirado em samurais, sua arma era uma espécie de mini foice e uma garra. Gostava de Shima e protagonizou um dos melhores momentos da série ao lutar com Change Dragon e com suas últimas forças declarar seus sentimentos a Shima.

Vice-Comandante Shima: Tinha um visual legal, era princesa de Amanga, e tinha uma voz de homem por causa do controle de Bazoo. Após ser libertada, deixou de ser vilã e voltou a ter voz de mulher.

Gata: De cor verde, sua roupa se resumia a uma calça militar e botas, vivia fumando, e era quem dava ordens em Gyodaai. Servia à Bazoo para proteger sua família (tão estranha quanto ele), que era a mulher (de cor rosa!!), um filho e uma filha (que nasceu durante a série). Seu filho, que odiava a conduta do pai a ponto de se magoar com ele, e sua ocarina tiveram importância na série. Mas no fim Gata se regenerou.

Gyodaai: O mais estranho dos vilões. De pela rosada, tinha mãos grandes que iam até o chão e serviam para sua locomoção. Só possuía um olho que se localizava dentro de sua própria boca (!?), era amargurado por não ter amigos e sua única função era transformar os monstros em gigantes (a câmera era posicionada depois abaixo deles para dar uma sensação de serem altos, e eles também perdiam a voz). Mesmo sendo tão estranho, era o personagem que todos mais gostavam de imitar, usavam dois pedaços de galhos pra simular suas mãos e ficavam dizendo algo como Gyodaai Nah Nah Nah. Ele criou episódios cômicos, como naquele que ele engoliu um míssil, ou quando foi paquerado por Ozoora fantasiado como um Gyodaai mulher.

Rainha Ahames: Vinda da Estrela Amazo, deu muita dor de cabeça aos Changeman. Tinha um dragão de duas cabeças, Iangueran, cujo uma delas soltava fogo e a outra gelo. Ela também se apossou da Aura Energética de Nana e, junto com outros 3 monstros, fez o grupo sofrer em vários capítulos, criando até uma barreira invisível que limitava o acesso da cidade.

Soldados Hiddlers: Esses soldadinhos azuis de cabelos loiros (!!) apareciam em todos episódios, não pareciam dotados de nenhuma inteligência e serviam mais como aquecimentos, já que eram derrotados facilmente. Só causaram dor de cabeça quando foram fortalecidos pelo poder do Super Giluke, ganhando até uma esfera em uma das mãos. Para dar um efeito, er, assustador, era mostrado gomas escorrendo de suas faces e garras.

OUTROS PERSONAGENS

Nana: Vinda do Planeta Tecnolíquel, tinha um grande poder oculto cobiçado por Giluke e Ahames. Claro que era sempre protegida pelos Changeman, especialmente pelo Dragon, que parecia nutrir um carinho a mais por ela. Ela tinha uma forma de criança, mas ao longo da série adquiriu uma forma mais adolescente.

Comandante Ibuki: Ele que treinava o grupo antes de virarem Changeman, passava ordens a todos e também sempre tentava incentivar o grupo quando derrotados. Mesmo após o surgimento do esquadrão, continuava treinando outras pessoas na esperança que a Força Terrena emanasse novamente. Perto do final da série revelou ser uma alienígena, Yui Ibuki do planeta Heath, que fora destruído por Bazoo.

Sakura: Uma espécie de anjo e também "love" de Hayate. Ajudou os Changeman a chegarem ao planeta Bazoo no final da série.

ARMAS, VEÍCULOS E ROBÔ


O arsenal básico do grupo era uma espada, um escudo e uma laser gun (feita com a junção do escudo e o cabo da espada). Havia ainda a Power Bazuca, que era a junção de 5 outras armas, cada qual pertencente a um personagem, e era necessário o uso de todas para perfeito funcionamento, mesmo algumas sendo bem toscas, como da Change Marmeid (que era necessária para mirar o monstro).

Os veículos eram Jet Changer 1, nave pilotada por Dragon, Helli Changer 2, helicóptero pilotado por Griffon e Mermaid e o Land Changer 3, espécie de tanque pilotado por Pegasus e Phoenix. Todos ficam guardados na Base Shuttle, uma enorme nave. Para completar ainda havia Change Cruiser, uma pick up 4x4 e as Auto Changers que eram super motos pra todo grupo.

Através da junção do Jet Changer, Helli Changer e do Land Changer era formado o Change Robô. Esse robô gigante era o único meio de derrotar os monstros quando eles se tornavam gigantes. Olhando ele hoje em dia não tem como não estranhar o visual, extremamente colorido, com azul, amarelo e vermelho, uma cabeça digna dos coneheads, a junção das pernas com a bacia não era nada discreta, os antebraços que deveriam ser de aço viviam se dobrando e desdobrando, e suas mãos era imóveis até ele pegar a espada. Mas independente disso, ninguém era páreo para o Change Robô com seus golpes Change Vulcan, Change Míssil, a mortal Espada Relâmpago que servia para dar o fatality nos monstros, e por fim seu Change Escudo para sua defesa.

SERES MITOLÓGICOS

Como disse antes, cada Changeman é representado por um ser mitológico, que eles faziam referências durante as poses de transformação ou com alguns ataques. Entenda quem são e de onde vieram.

Dragão (Change Dragon) - Criatura mística que aparece em diversas mitologias, e geralmente é tido como um representante das forças elementais da natureza. Sua aparência varia bastante, de acordo com o povo de origem, podendo se parecer por exemplo, com um grande lagarto com asas ou com uma serpente gigante. Alguns dragões famosos são Fafnir (nórdico), Tiamat (babilônico) e Bahamult (hebraico).

Grifo (Change Griffin) - Lendária criatura com cabeça de águia, corpo de leão, e ocasionalmente podendo também ter rabo de escorpião. Aparece em diversas mitologias como a babilônica, assíria, persa e grega. Na idade média, estátuas de Grifos eram usadas como gárgulas em igrejas e castelos.

Pégaso (Change Pegasus) - Cavalo alado que aparece em dois momentos da mitologia helênica. O primeiro se refere a sua origem, a partir do sangue da Medusa quando Perseu lhe cortou a cabeça. O segundo é quando Belerofonte utiliza Pégaso como montaria para enfrentar a Quiméria, terrível monstro que possuía três cabeças, sendo uma de cabra, outra de leão e a última de dragão.

Sereia (Change Mermaid) - Ser fantástico que possui a parte de cima do corpo igual à de uma linda mulher e parte de baixo igual a um rabo de peixe. Encontradas também em diversas mitologias como a nórdica, grega e babilônica, a lenda diz que as Sereias costumavam atrair os marinheiros cantando uma música encantadora e levava-os para o fundo do mar onde os aprisionavam.

Fênix (Change Phoenix) - Ave fabulosa, única de sua espécie, aparece nos mitos de vários povos antigos, mas sua descrição clássica, pertence à mitologia dos assírios. Diz a lenda que a ave após viver um período de quinhentos anos, fazia um ninho nos ramos de carvalho e nele ajuntava plantas aromáticas, que os raios do Sol incendiavam, e se deixava consumir pelas chamas. Das cinzas surgia uma nova Fênix, destinada a viver tanto quanto a sua antecessora.

A SÉRIE

Changeman
Ela é composta de 55 episódios para TV e 2 para cinema (que nunca pintaram por aqui). Há comentários que depois de tantos anos os direitos de exibição acabaram voltando para o Japão. No embalo de Changeman, outros supersentai vieram pra cá, o que chegou mais perto em qualidade foi Flashman.

Changeman equilibrava doses de ação, humor, drama e até umas pitadas de romance, tinha personagens muitos carismáticos, todos os vilões tinham bons motivos para estar ao lado de Bazoo e alguns como Giluke e Ahames não escondiam sua fome por mais poder. Apesar dos super poderes, eles não se mostravam invencíveis, apanhavam, sofriam, choravam, mas acima de tudo mostravam perseverança. Mesmo sendo meio repetitivo, era divertido quando a equipe era atingida e atacava ao mesmo tempo, ou se dividiam em blocos de três integrantes. Sempre tinha aquela seqüência de destruir o monstro com a Power Bazuca, Gyodaai surgir e o monstro ser derrotado com o Change Robô. As explosões costumavam ser três, de fumaça, fogo e a mais usada, de faíscas.

O mal da Manchete era sempre começar a reprisar a série perto dos últimos capítulos, isso fez com que muitos não conseguissem ver o final da série e outros verem anos depois com ajuda da net.

TRILHA SONORA

Composta por Kageyama Hironobu, famoso compositor japonês, tinha músicas marcantes como Dengeki Sentai Changeman (música de abertura e de batalha) e Never Stop Changeman como encerramento.

Letras: Dengeki Sentai Changeman, Never Stop Changeman.

Nota: A letra original corresponde à versão completa, a série só toca a primeira parte. A segunda letra corresponde à versão legendada que começou a passar depois de algum tempo na abertura e encerramento. A terceira letra corresponde à tradução da primeira parte de cada música sobre a letra original, e foi gentilmente traduzida para nós por Apple-chan. Arigatô.

OS SENTAIS HOJE

Power Rangers é único supersentai na telinha. A má notícia é que ele é editado, as cenas de lutas, de batalhas de robô e mais algumas outras são da série original, mas as partes com os personagens da equipe sem uniformes são feitas por atores americanos e virou totalmente um besteirol. Teve até um certo sucesso no começo rendendo até dois filmes toscos, mas é ignorada pela maioria de fãs de Changeman e cia.

REFERÊNCIAS NA MÍDIA

Muitos que cresceram vendo Changeman ou algum supersentai sempre dão um jeito de homenagear seus ídolos, temos casos como os Combo Rangers do Fábio Yabu, a abertura tosca de Hermes e Renato, e claro, nós aqui da MEDI com nosso Power Troopers.

OUTRAS COSITAS MAIS

Aproveitando o sucesso das séries liveaction (ou Tokusatsu, se preferir) surgiu o Circo Show Changeman e Jaspion, no lado dos Changeman tinha além dos heróis, Shima, Buba, Giluke e soldades Hidlers. Nunca fui ao show, mas pelos menos o show do Jaspion, lembro que passou uma vez na Manchete. Mas por ser no circo, era algo bem limitado mas dava pro gasto, durante os intervalos havia sorteio de brindes.

Devido ao sucesso também foi lançado um álbum de figurinhas (ou livro ilustrado como diz a capa) dos Changeman e do Jaspion. Isso ae, meio a meio, bom, quase, 94 figurinhas para o primeiro e 101 para o segundo, tirando a parte que gasta "só" 10 figurinhas para ilustrar Mi-la, o monstro tosco amigo de Jaspion O álbum é bem legal, um dos poucos que completei, coitado, está acabado.

3 Comments:

At 3:28 PM, Blogger Oitentistas! said...

Bacana seu material sobre o "esquadrão",queria saber como estão eles hoje,se morreram,se ainda trabalham como atores...
Um abraço,parabéns...

 
At 9:29 AM, Blogger michel said...

Meu nome é Michel e eu cresci assistindo a esses fantasticos herois,era muito divertido na escola todos nós brincavamos de que eramos eles,isso fez parte da minha infancia que carrego até hoje na minha lembrança,que pena que não existem mais programas como a esses que se restringem ao passado e hoje em dia só fazem porcaria de desenhos sem conteúdo nenhum é uma enorme pena que nossas crianças não tenham essa oportunidade de verem nossos heróis do passado.

 
At 3:48 AM, Blogger Lipski said...

Bah MTO tri isso, pena que vcs nao sao mto conhecidos NOTA 10 !

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home