sexta-feira, novembro 11, 2005

Final Fantasy IX

Por Galford (Publicado originalmente em 05/09/2000)

Há muitos anos atrás, um senhor chamado Hironobu Sakaguchi, estava muito descontente em criar jogos, quase a ponto de desistir desse ramo, foi lhe um dado uma última chance, pensando nisso, Hironobu, batizou esse último projeto de Final Fantasy. E pra surpresa de muitos, possivelmente dele tb, esse jogo se tornou a melhor série de RPG do mundo. Após fazer sucesso no NES, SNES, algumas versões como FFV e FFIV, ainda são jogados até hoje, considerados grandes clássicos. Mas terminado a era 16bits, FF embarca pra era 32bit no PSX, não é um salto, é um vôo de qualidade da série, FFVII, é um show de gráficos e diversão dividido em 4 CDs, surge FFVIII, contexto e visual novo, renegando suas raízes (alguns fãs reclamam, outros deliram, como eu). FFIX, o último da série pra PSX, e atendendo aos pedidos de todos, o jogo volta a suas raízes, e começa mais uma aventura cheia de magia...

ENREDO

Bem vindo a Gaia, um planeta divido em 4 reinos, em uma era medieval, cheias de avanços tecnológicos. Em Linblum, seu regente Cid (esse cara tá em todas, hehe), anda estranhando as ações da feiosa Brahnem, rainha de Alexandria. Então ele envia uma bando de ladrões , disfarçados de artistas, incluindo Zidane, o personagem principal, para seqüestrar a Princesa Garnet e buscar informações. A princesa parece demonstrar entediada com essa vida no reino, e aceita pra surpresa de todos, fugir com os ladrões. Steiner, seu guarda-costas sai em seu calço em afim de protege-la de todos os perigos reino a fora. A Rainha não vai medir esforços pra ter sua princesa de volta, usando inclusive os poderosos Black Magic, aliás, um desses magos será seu companheiro, o pequeno Vivi.

O JOGO

Seguindo de costume da série, temos ataques, magias, itens, armas, armaduras, acessórios, conversar com todos, o básico de RPG. Diferente do FFVII e VIII, agora é possível jogar com 4 personagens. Uma novidade é o Active Time Event, geralmente ativado qd seu grupo se separa, serve para visualizar as ações dos outros personagens, e assim encontra-lo adiante. Como no FFVIII, temos um jogo de cartas (com regras diferentes, e em determinada parte, necessário jogar e ganhar pra avançar), mini-jogos como escavar itens com Chocobo. Uma coisa legal, é q qd vc passa por perto de um baú, placa, alavanca, surge uma exclamação, facilitando seu avanço. Agora seu salve é feito com os Moogles (aquele gatinho com asas de morcego), q pode estar congelado, escondido ou até invisível (como na última tela), mas no mapa é possível chamá-lo a qq momento.

GRÁFICOS

Como sempre, a Square se supera, vc se impressiona com o alto nível de detalhes, as animações dos personagens, as magias tb tem um belo visual. Um ponto ruim, são os invocações, q possuem gráficos e animações inferiores ao VII e ao VIII, estão mais curtas e em alguns sofrem cortes (talvez feitas assim devido as reclamações de demora das invocações do VII e VIII). E como de costume as CGs estão animalescas, só pra vcs terem idéia, imagine Bahamut vs Alexander lutando mortalmente numa CG. DEZ!!!

PERSONAGENS

Existem oitos personagens principais, mas uma, Beatrice, q pode ser controlado em alguns eventos. Alguns nomes sofrerão mudanças na versão americana.

ZIDANE TRIBAL: Esse ladrão, q possui uma cauda felina, é o personagem principal, tem dezesseis anos, e como todo personagem de FF, sofre problemas de amnésia, ao longo do jogo vai descobrir fatos importantes do seu passado. Seu forte é o combate mano a mano, sua habilidade é roubar, durante o modo Trance (calma, q vou explicar daqui a pouco), além de aumentar seu poder de ataque, ganha poderosas magias.

GARNET TIL Alexandros the 17th: Filha de Brahne (adotiva com certeza)e herdeira de trono de Alexandria (ela não lembra a Rinoa?), essa princesa meio entediada, tem como seu forte as magias de curas e habilidade de invocar as Sacred Beast (guardiões). Um doce pra quem adivinhar por quem ela vai se apaixonar!

IVI ORNITIER: Esse jovem de 9 anos, tb tem problemas de amnésia, e não entende pq é o único Black Magic fora do domínio da Rainha, entra na equipe sem querer. Seu forte são as magias elementais, durante o modo Trance, pode soltar duas magias num único turno.

ADELBERT STEINER: Famoso por ser Líder do único regimento masculino do exército de defesa do reino, seu objetivo principal é proteger a princesa de todos os males a qq custo. Seu forte é o ataque mano a mano tb, q podem ser mais poderosos se combinados com as magias de Vivi.

SALAMANDER CORAL: O personagem de cabelo mais esquisito do jogo, é meio enigmático, tem alguma relação com o passado de Zidane. Seu ataque baseia-se tb no mano a mano, sua habilidade é de arremessar armas (as do seu inventário, então cuidado pra não jogar uma arma útil.)

EIKO CAROL: Essa menina meiga tem apenas 6 anos, entra no grupo pra conhecer o mundo, tem uma quedinha por Zidane, por isso tem um ciúminho de Garnet. Não a julgue pelo tamanho, ela tb pode invocar as Sacred Beast e soltar magias poderosas. Assim como Vivi pode soltar duas magias num único turno no modo Trance.

FREIJA CRESCENT: É membro do grupo Dragon Knight, é atormentada pela lembrança de um amor perdido, seu forte é o ataque mano a mano, sua habilidade é um supersalto q o faz ficar fora da tela durante alguns turnos pra depois aterrissar com um golpe forte no inimigo.

QUINA QUEEN: É o personagem mais esquisito do jogo, está sempre com a língua de fora e com fome (adora pegar sapos), seu ataque tb é no mano a mano, mas usando um garfo (?). Durante o modo Trance, pode comer os inimigos (no bom sentido) e assim adquirir magias.

JOGABILIDADE

Basicamente, são ataque, habilidade, magia e item. Alguns explicações:

ATB: Active Time Battle, isso todos vcs conhecem, é preciso esperar sua barra ATB encher para atacar (o chato q algumas vezes vc ativa o comando, e o personagem fica enrolando pra atacar).

TRANCE: Vc possui uma segunda barra, q enche conforme apanha, qd cheia, ativa o modo Trance, seu personagem sofre uma metamorfose, adquire maior ataque e novas habilidades já citadas.

FORMAÇÃO: Vc pode posicionar seus personagens, mas as frente, aumenta ataque, mas atrás, aumente defesa, vc pode fazer isso no menu principal ou durante a batalha ao custo de um turno.

CHOCOBO: Pra jogar o mini jogo do chocobo, é necessário conversar com um moogle dentro de Florest Chocobo’s, adquirido a flauta, use-a em cima das pegadas do chocobo. Tendo ele, entre novamente na floresta, converse com o moogle, e poderá jogar. Seu objetivo é encontrar itens no chão, vá bicando, vai aparecer uma msg, qts mais exclamações tiver, mas perto está do item. Logo vc pega as manhas, ao pegar 4 itens vc ganhar mais tempo, ao pegar 8 acaba o jogo, qt mais tempo sobrar mais ponto. Conforme joga, aumenta seu nível, o Chocobo bicará mais rápido, facilitando o jogo. Mas o detalhe importante, é q vc adquira os chocografhs nesse jogo, eles indicam tesouros escondidos, no chocografh há uma foto do local do tesouro, vá no local e fique bicando até achar. Vc pode encontrar de itens, cartas e updates pro chocobo (como andar em água rasa, oceanos, subir montanhas, voar, super bicada pra usar nas rachaduras). Tem chocografhs muito difíceis de achar, vai gastar tempo nisso. Vc pode jogar na Floresta Chocobo e qd pegar upgrade de água na rasa, encontrar o outro mini jogo, é um buraco numa ilha, a sudoeste do mapa. Não dá pra pegar todos chocografh de uma vez, eles param de vir, e aparecem novamente tendo completado novos eventos da história do jogo. UFA, cansou.

MAGIAS E SACRED BEAST: O ponto mais importante, note q qd vai equipar seus personagens, vc percebe q as armas, acessórios e etc, tem barra de AP, ou seja, eles te fornecem magias e habilidades (cada personagem tem as suas exclusivas), conforme vc luta e ganha AP, ela enche, até 3 estrelas, tornado uma habilidade fixa no seu menu, mas ela só enche se estiver selecionada com uma jóia (aquela bolinha azul). E para Garnet e Eiko, alguns acessórios fornecem Sacred Beast, eles ficam no topo do menu de habilidades, e tem maior gasto de MP, isso mesmo, Magic Points, eles estão de volta.

Durante o jogo, os inimigos costumar dar míseros 2 AP, então demora pra encher, o q pode te ajudar são os monstros especiais, são monstros q não te atacam, note q não há nem música de batalha, eles pedem certo itens, geralmente cristais, dando o item, eles podem dar de 10 a 40 AP, mais fácil, né? Então fique esperto, eles aparecem de aleatoriamente.

SOM

Sem comentários, né? Está animal, e como sempre tem aquelas músicas cantadas q ficam na memória.

FINALIZANDO

Sendo da série Final Fantasy, já é um jogo obrigatório, ao contrário de muitos, eu adoro FFVIII, fui um dos jogos q mais me impressionou, FFIX não impressionou tanto como ele, talvez pelo Sacred Beast inferiores, e aparentemente, a falta de segredos há desvendar. Achei o jogo fácil em relação ao VIII, pq assim q termina um evento, geralmente vc é mandando ao outro (evitando o efeito barata tonta de procurar o local pra prosseguir) e a quase todos os chefes matei na primeira (e olha q não sou nenhum viciado), o q empacou foi os chocografhs, confesso q precisei de ajuda pra achar alguns, mas vc vai se divertir muito, só vai passar menos nervoso do q jogando Chrono Cross q tem alguns chefes aparentemente impossíveis. Aproveitem bem, pq é o último FF pra PSX, o X e XI já estão sendo produzidos pra PSX2, q talvez pra muitos como eu, está financeiramente longe. Hehehe.. Ainda tem dúvidas se FFIX vale a pena? Vale tranqüilo, pode gastar seus trocados na boa, nem o fato de estar japa complicou o jogo, é um RPG de qualidade. DEZ.

3 Comments:

At 11:39 PM, Anonymous Gabriel .. said...

se eu tiver no CD4, e comesar a fazer os Choocobos, eu consigo todos os tesouros?
ou tem que ser no meio mesmo?

 
At 2:38 PM, Blogger paulo said...

eu ia fazeer a msma pergunta
:D

 
At 7:50 PM, Blogger Adalberto said...

cara quando chequei no cd3 apareceu uma mensagem no emulador que é inlegal q que eu faço alguem me da uma dica aê .

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home